Histórias Na Apabex, Fábio superou a timidez e conquistou independência

Atendido há mais de três décadas pela instituição, Fábio a reconhece como uma das responsáveis por sua socialização e convívio com a família e os amigos

Aos 47 anos, o carismático Fábio Francisco dos Santos frequenta diariamente a unidade da Apabex, em São Paulo. Lá, faz questão de participar de todas as atividades, em especial, das oficinas de cartonagem: “atuo na produção de blocos, cadernos e agendas, desde a pintura, perfuração, plastificação, contagem das folhas e colocação de espirais” – comenta Fábio.

O Programa mantém ainda atividades terapêuticas, ocupacionais, físicas e de lazer voltadas a promover a inclusão social. Musicoterapia, ioga, informática, educação física e passeios culturais também estão na agenda do Fábio: “a Apabex fez e faz muito por mim. É uma relação de troca, fundamental para meu convívio. Eu e minha família ganhamos muito” – avalia Fábio que mora com a mãe, Filomena, de 83 anos e a irmã, Maria Lucia, de 53, na zona norte da cidade e começou a ser atendido pela Apabex aos 16 anos.

Olhar individualizado

“O Programa Espaço de Convivência promove bem-estar, resgate da autoestima e convivência social. Ajuda a estabelecer os vínculos afetivos, o que melhora a qualidade de vida dos atendidos dentro e fora da instituição” – comenta Luiza Resca Lara, psicopedagoga e coordenadora da instituição.

Luiza orgulha-se da evolução de Fábio com a participação no Programa: “é gratificante acompanhar sua trajetória. Ele superou a timidez e vem aprimorando suas habilidades sociais com a participação de apresentações artísticas abertas ao público”, comemora Luiza.