Histórias Trabalho que gera autoconfiança e empoderamento

Há quatro anos trabalhando em um hortifrúti na zona sul da cidade, André Tobias C. de Oliveira sente-se realizado ao lado dos amigos

Contratar pessoas com deficiência começa a deixar de ser apenas uma obrigação legal para as empresas. De acordo com pesquisas, elas melhoram o clima organizacional, promovem motivação e liderança no ambiente.

Aos 43 anos, André Tobias C. de Oliveira conhece de perto os benefícios de organizações que colocam a diversidade em um ponto estratégico. Há quatro, ele trabalha como empacotador em um hortifrúti localizado na zona sul de São Paulo. “Gosto do trabalho. Aqui, tenho meus amigos e convivo de perto com outras pessoas, isso me faz muito bem”, comenta.

Sem limites para o sonho

André começou a frequentar a Apabex aos 15 anos. Lá, participou das oficinas de cartonagem, passeios culturais e outras atividades. “A Apabex foi fundamental para o desenvolvimento dele em termos cognitivos. Meu filho se tornou mais ativo e independente”, comenta a mãe, Maria Helena.

Aos 25, André decidiu começar a trabalhar e contou com a ajuda do Programa Emprego Apoiado. “Fazemos um acompanhamento da rotina do interessado com visitas frequentes à família e ao bairro onde ele reside para identificar seu perfil e aptidões. Visitamos o ambiente de trabalho, promovemos vivências profissionais e traçamos um planejamento”, explica Maria Fernanda Baptista Prezia, pedagoga e coordenadora do Programa.

Após a conquista da vaga, a Apabex acompanha o processo por cerca de seis meses: promove treinamentos com os gestores e faz um plano junto à família para que ela se sinta mais segura. “O resultado é autoconfiança e empoderamento. O André comprovou para si mesmo que é capaz e fez com que a família e os amigos também acreditassem nele, isso não tem preço”, encerra Fernanda.

Todas as pessoas com deficiência intelectual podem participar do Programa, sem limite de idade. Entre em contato pelo telefone (11) 5081-9000 ou pelo e-mail fernanda@apabex.org.br.