Notícias Revista do Emprego Apoiado: metodologia para inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho

A Apabex lança a revista “Emprego Apoiado”, publicação com os artigos elaborados durante o Curso de Capacitação de Consultores. A metodologia inclui temas como o futuro do Emprego Apoiado, perspectivas perante as famílias, considerações ético-políticas e várias outras vertentes que incluem as experiências dos estudantes, suas avaliações do contexto atual e conclusões.

Os principais públicos atendidos pela metodologia são pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla, autismo, paralisia cerebral e transtorno mental. O projeto atende ainda àqueles que não estão inclusos nos sistemas tradicionais de colocação ou não conseguem se manter em um emprego.

Para ter acesso a esse material, basta clicar no link: https://materiais.apabex.org.br/revista-emprego-apoiado , preencher o formulário e o download será iniciado automaticamente.

 Curso de Capacitação para Consultores de Emprego Apoiado

O Curso ‘Capacitação de Consultores de Emprego Apoiado’ foi realizado entre abril de 2019 e setembro de 2020 pela Apabex, com o objetivo de ampliar o número de profissionais capacitados na metodologia.

Aprovado pelo PRONAS/PCD – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, o programa foi financiado pelo Grupo CCR.

O cronograma passou por uma alteração em março de 2020, por conta da pandemia da COVID 19, já que as necessidades de distanciamento social exigiram a adaptação das aulas presenciais para encontros online, além da suspensão dos estágios supervisionados. Desta forma, a parte teórica do curso foi finalizada em setembro de 2020.

Mesmo com todos os desafios, a Apabex atingiu a expectativa de oferecer um curso de alta qualidade teórica. Os alunos tiveram aulas com especialistas em temas importantes na formação de consultores de Emprego Apoiado, como os professores Romeu Sassaki, Alexandre Betti, Felipe Bandeira, Renata Andrade, Marisa Schahin, entre outros.

A Apabex parabeniza toda turma, agradece a todos os professores que garantiram essa formação e o Grupo CCR pela parceria no financiamento do projeto.