Histórias A História de Tati: O Impacto Transformador das Doações de Natal na Apabex

A Apabex existe para fazer a diferença na vida de atendidos com deficiência intelectual e suas famílias. Há 38 anos, este é o nosso principal objetivo. E neste Natal, queremos compartilhar uma história que ilustra o poder transformador das doações para a Apabex.  

Queremos que você conheça a Tati, cuja jornada na Apabex é um testemunho de resiliência, cuidado e, acima de tudo, solidariedade em ação. 

A história de Tati com a Apabex 

Tatiane Ipólito Domingos (carinhosamente chamada de Tati) tem 42 anos, mas desde os oito anos é atendida da Apabex. Ela tem deficiência intelectual, e o primeiro contato da família foi com a unidade da Apabex na Vila Mariana, onde Tati frequentou por muito tempo. Mas há sete anos, ela é residente da Apabex de Vinhedo, cidade que possui o Programa de Residência da Apabex.  

Em Vinhedo, Tati tem todo o suporte possível. Os profissionais cuidam dela com muito cuidado, ela tem atendimento individualizado e tem até seu próprio quarto. O convívio com outros residentes também estimula a interação social.  

Desafios no cuidado 

Sidelita Ipólito Domingos, mãe da Tati, compartilha que existem desafios no cuidado com a filha. “A Tati é um doce de pessoa. Mas em alguns momentos, enfrenta agitação e nervosismo, e precisamos ter paciência e compreensão com ela”, conta.  “É difícil saber como lidar com ela. Precisa ter muito jogo de cintura”, acrescenta. 

É aí que a Apabex entra como uma luz na vida de Tati. Sidelita destaca a importância da instituição como uma verdadeira família, onde Tati encontra não apenas cuidado, mas um acolhimento que vai além do esperado. 

A Apabex, segundo Sidelita, é um lugar onde os atendidos são tratados com muito carinho. “As pessoas que trabalham na Apabex não são apenas cuidadores, mas seres especiais desempenhando um papel vital na vida de Tati e outros”, diz. Sidelita não hesita em expressar sua profunda gratidão pela associação, afirmando que não conseguiria imaginar a vida de Tati sem a presença acolhedora da Apabex. Ela descreve a instituição como uma verdadeira família, onde Tati e outros atendidos recebem carinho, atenção e se sentem acolhidos. 

Doações que fazem a diferença 

E é aqui que entra a importância das doações de Natal. Sidelita enfatiza que, sem o apoio generoso daqueles que contribuem para a Apabex, muitos serviços essenciais não seriam possíveis. Tati teve acesso a tratamentos odontológicos, atendimento médico especializado e até mesmo uma cirurgia, tudo graças às doações que sustentam a missão da Apabex. 

“As pessoas que doam para a Apabex são anjos que Deus colocou na Terra. Eles têm o coração abençoado”, alegra-se Sidelita. De fato, cada doação conta para manter o trabalho da Apabex. A união de doadores, voluntários e colaboradores é o que possibilita o atendimento de tantas pessoas como a Tati. O impacto não se restringe à vida do atendido, mas chega até as famílias, que são diretamente beneficiadas também.  

Tati e Sidelita são exemplos de como a Apabex transforma. E cada pessoa pode fazer parte desta transformação: basta querer. 

Neste Natal, convidamos você a se juntar a essa corrente de solidariedade. Sua doação pode ser a diferença na vida de Tati e de tantos outros que contam com a Apabex para superar desafios e viver com dignidade. 

Vamos celebrar a diversidade, valorizar a inclusão e, acima de tudo, praticar a verdadeira essência do Natal: o dom da doação, que não apenas transforma vidas, mas cria laços duradouros de amor e compaixão. Faça parte da história da Tati e de muito outros atendidos da Apabex! 

Faça a diferença neste Natal!