Histórias Aos 80, cheio de vida

Atendido pelo Programa de Moradia Assistida da Apabex há mais de vinte anos, o mais antigo morador abre sua casa e seu coração

Com um ar sereno, de quem sabe que a vida é uma caminhada leve e deve ser apreciada, Paulo Nomura passeia calmamente pelos jardins da Apabex de Vinhedo: nas mãos, dois abacates; no rosto um sorriso tímido, faceiro.

Do alto de seus 80 anos, Nomura adora caminhar diariamente, passa pelos setores para cumprimentar os colaboradores, um a um. Aproveita para colher as frutas da estação ou mostrar aos amigos um novo ninho de passarinho.

A saúde de ferro de Nomura e sua expectativa de vida, considerada acima da média para uma pessoa com deficiência intelectual, tem grandes aliados: além de uma dieta balanceada, ele conta com os cuidados diários da equipe multidisciplinar da Apabex, formada por monitores em período integral, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

“Nomura faz acompanhamento frequente com o cardiologista para prevenir outras crises. Faz controle de prevenção de câncer de próstata com o urologista, além de check-up clínico e consulta odontológica a cada semestre”- conta Vanessa Brustolin, coordenadora técnica.

Seu apoio faz a diferença

Ao lado dos amigos, Paulo Nomura não dispensa um bom programa: costuma ir ao cinema, shopping, restaurantes, sempre acompanhado por um monitor. Faz questão de sempre visitar a irmã Rosa, mas não abre mão da volta para a Apabex, a sua casa.

Com toda essa energia, já tem planos para o próximo aniversário: um churrasco ao lado dos amigos, a melhor maneira de comemorar em sua opinião.

Essa história cheia de vida só é possível com a sua ajuda, fundamental para manter a estrutura oferecida pela instituição. Se você ainda não é doador, entre em contato pelo telefone: (11) 5081-9000 ou e-mail: comunicacao@apabex.org.br.