Notícias Cuidado com a saúde mental no distanciamento social

Estamos vivendo um período bastante delicado no mundo. A pandemia do Covid-19 está fazendo com que todos precisem lidar com mudanças e incertezas, seja em um distanciamento/isolamento social, seja na linha de frente ao combate ao vírus. Precisamos olhar para esse momento com um cuidado especial, para que possamos manter a saúde do nosso corpo e da nossa mente.

Acredito que, acima de tudo, precisamos entender o motivo das ações que estão acontecendo no mundo. O Covid-19 é um vírus novo, de fácil transmissão, que ainda está sendo estudado para tratamento e está no mundo todo. Sendo de fácil transmissão, muitos podem ser infectados ao mesmo tempo e as unidades de saúde não darão conta de receber e tratar além de sua capacidade.

Dessa forma, para que a proliferação do vírus possa ser contida e para que as unidades de saúde possam cuidar de todos, é necessário que as pessoas evitem circular nas ruas. As determinações da Organização Mundial de Saúde são extremamente necessárias para que a nossa rotina se reestabeleça o quanto antes. Temos que proteger todas as pessoas, em especial aquelas que estão dentro dos grupos de risco.

O distanciamento social cuida do combate ao Covid-19, mas é comum que ele provoque ou acentue sentimentos negativos (como medo, solidão, insegurança e angústia) e outras doenças (tais como estresse, pânico, ansiedade e depressão), especialmente para aquelas pessoas que não possuem familiaridade com as interações virtuais ou que não apresentem habilidade cognitiva para entender este momento. Portanto, é muito importante fortalecer nossa saúde mental. Todos viveremos essa fase e algumas pessoas podem sentir mais que outras. Mas lembre-se: esse período vai passar! Para tentar amenizar esses sentimentos e ajudar a enfrentar esse período de uma forma mais leve, pontuarei algumas questões importantes. Confiram também o está sendo informado e orientado pela Organização Mundial de Saúde. (https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875)

 

Analisando a situação

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que esse período é necessário e passageiro. É normal que este momento assuste, mas, ao enxergarmos o todo, podemos ficar mais tranquilos. Precisamos ter empatia e compreender que nossa atitude de ficar em casa vai beneficiar as pessoas mais vulneráveis e acelerar o processo de contenção do vírus. O nosso pensamento deve estar focado no coletivo. A consequência desta atitude é voltarmos à rotina o mais cedo possível.

 

Acessando informação

Muito importante para nossa saúde mental é, também, filtrar fontes de informação e limitar o tempo destinado a procurar conhecimento sobre a situação. Informações e esclarecimentos são muito importantes para nos sentirmos mais seguros. Porém, cuide para que as informações venham de lugares oficiais e confiáveis e que você seja preservado de notícias ruins e alarmistas. Em períodos como este, é comum encontrarmos notícias falsas, sensacionalistas e que possam gerar pânico. Excesso de informação também pode gerar mais estresse ou ansiedade. Estabeleça momentos para se informar (no máximo, duas vezes ao dia) e se distancie em outros, fazendo atividades que te levem a pensar sobre outros assuntos.

Lembre-se de que estamos passando por este momento justamente para ele deixar de existir. Compartilhe somente informações de fontes confiáveis. Confira a veracidade das informações antes de passar adiante. Isso também é saudável para você e para os outros, pois muito do que é veiculado não é verdadeiro ou é só um pedaço da notícia e fazer essa checagem do que lhe chega pode te contextualizar e te tranquilizar.

Para aquelas pessoas que possuem menor habilidade de entendimento, é preciso cuidar para que a informação e as orientações sejam passadas de forma simples e clara, seja na forma verbal, escrita ou ilustrativa. Estabelecer uma rotina e organizar os espaços nos ajuda a manter a mente também organizada e nos causa mais conforto. Estruture ordem e horário para as atividades, preferencialmente que elas sejam diversificadas ao longo do dia. Envolva todos os presentes na casa nas tarefas domésticas para que todos tenham atividades.

Uma rotina na hora do sono também é muito importante, evita insônias e noites mal dormidas: horários para deitar e levantar, tomar um café da manhã saudável e não permanecer de pijama durante o dia. Inclua na rotina o contato com outras pessoas. Momentos de crise costumam bloquear nossos pensamentos positivos e precisamos exercitar a mudança dessa perspectiva. O isolamento pode trazer sentimentos de solidão, abandono e angústia consequência da falta de contato social.

Felizmente, vivemos em uma época em que a tecnologia nos possibilita alternativas para “encontrar” pessoas que estão longe de nós e manter nossos vínculos. Internet, aplicativos, e-mails, redes sociais, encontros virtuais por vídeo e, até para aquelas pessoas que não possuem familiaridade com essas tecnologias, ligações telefônicas também estão mais acessíveis nos dias de hoje.

Caso você conheça alguém que está enfrentando esse distanciamento sozinha, não deixe de dar apoio, essa atitude será benéfica para ambos. O distanciamento físico é necessário, mas podemos e devemos manter o contato emocional e afetivo. Inclua na sua rotina esse contato com seus amigos, conhecidos e familiares: uma ligação, uma reunião online, uma chamada por vídeo, uma conversa por whatsapp… e que esse momento seja para estreitar esses laços, mostrar que não estamos sozinhos, desapegar de pensamentos ruins, trocar palavras positivas.

Reservar momentos de prazer é essencial para nos fortalecer neste período. Seja para distrair, para dar risada, para silenciar, entrar em contato consigo, para se ocupar com algo que faça tirar o foco dos pensamentos nesta crise. Dançar, ouvir música, orar, meditar, pintar, jogar, assistir filmes, cantar, aprender receitas novas, desenhar, ler um livro, tomar um vinho, brincar, movimentar o corpo… Sozinho ou acompanhado, esses momentos são importantes para nossa saúde e nosso bem estar. Por mais difícil que possa parecer, vamos olhar para a nossa casa e encontrar atividades prazerosas que possam ser realizadas dentro dela.

 

Na prática

Finalizo com a recomendação mais importante: cuide de você. Não se cobre muito. Ninguém conseguirá ficar bem ou ajudar outras pessoas se não se cuidar. Tudo bem se as coisas não estiverem saindo como você gostaria, tudo bem estar enfrentando algumas dificuldades neste momento, o que não podemos deixar acontecer é não se cuidar. Permita expressar verdadeiramente o que sente, sem julgamentos, seja em uma conversa, em um choro, escrevendo um diário… Pode ser, também, que alguém esteja se espelhando em você para lidar com tudo isso, permita que as outras pessoas se expressem também. Tenha em mente que não podemos controlar tudo. Mas tem coisas que estão, sim, perto de nós e que podemos controlar. E podemos buscar um autocontrole, por mais difícil que possa parecer.

É essencial para nossa saúde mental mergulharmos em momentos que nos fazem bem e ter clareza do que depende (ou não) de nós. Uma das coisas que podemos fazer é olhar para nossos pensamentos e emoções. Eu estou lidando com coisas que consigo controlar? Estou desapegando de coisas que não posso controlar? O que eu tenho dito para mim? Que sentimentos esses pensamentos provocam? Que partes do corpo esses sentimentos atingem? Se não está confortável, o que eu posso fazer para mudar?

Faça essas perguntas para si. Faça essas perguntas para quem está ao redor de ti. E espero que, de alguma forma, o que foi escrito acima possa ajudar a encontrar respostas. Você não precisa passar por tudo isso sozinho. Busque o contato emocional diariamente e apoio profissional, quando necessário, pois esse período pode não ser fácil de enfrentar. Se você faz acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, evite interromper o processo. Se ainda não faz, mas acredita que irá te ajudar ou ajudar alguém da sua rede familiar ou de amigos, não hesite em buscar um profissional para lidar com o que emerge dessa situação, muitos estão fazendo atendimento online.

Lembrem-se de que pessoas que tem dificuldade em compreender a situação, seja pela idade ou por algum comprometimento cognitivo, também precisam se cuidar, permita que elas se expressem, mesmo que as informações sejam repetidas e de distintas formas para tentar alcançar o entendimento. Sejam pacientes e busquem apoio emocional profissional se necessário. Ressalto que esse momento que estamos vivendo é passageiro, é um momento que precisamos olhar para o outro, para o mundo todo, para si e tentarmos ser mais flexíveis diante as dificuldades que enfrentamos em nossa casa e ao nosso redor. É muito importante propagarmos pensamentos positivos e não nos desesperarmos. Isso não quer dizer que nossas dificuldades são pequenas, elas existem e são legítimas, mas é a possibilidade de olharmos para elas de outra forma e cuidar delas como é possível para o agora.

Que estejamos unidos nesse distanciamento!

 

Iara Simonetti Racy

CRP 06/79220