Jornal da Apabex | Edição 36 Dicas para uma rotina doméstica saudável para idosos com deficiência

Ficar em casa é muito importante no momento atual, quando o isolamento social tornou-se a melhor maneira de combater o COVID-19 e garantir o bem estar individual e coletivo. O programa de Residência da Apabex, em Vinhedo, está cumprindo todos os protocolos sugeridos pelas autoridades médicas e sanitárias sobre distanciamento, higienização, utilização de máscaras e mudanças de turno dos colaboradores. Convivem no espaço 28 atendidos e 49 funcionários. 

As atividades presenciais do Espaço de Convivência estão suspensas. Com os atendidos em casa, o acolhimento acontece por lives com eles e com seus familiares, para orientação e acompanhamento de suas atividades. 

Estar em casa não significa que as atividades físicas, terapias e acompanhamentos de rotina devem ser deixados de lado. Todos esses procedimentos são muito importantes para a saúde da pessoa com deficiência e, principalmente, no caso dos idosos 

Pensando nisso, a Apabex reuniu dicas de todos os profissionais que atuam no dia-a-dia dos atendidos para produzirem conteúdos úteis para quem está em casa. Seguindo sua missão de acolher, cuidar e incluir, a Apabex criou uma página online com as dicas, textos e atividades que podem ser interessantes para essas pessoas. O objetivo é promover sempre o bem estar, a saúde e o entretenimento dos idosos com deficiência e de seus familiares. 

Atividades online 

– Educação física: conheça atividades que podem ser feitas em casa, em ambientes com menor espaço e com a utilização de itens cotidianos. Os exercícios visam a manutenção da flexibilidade, de reflexos e de força, considerando as limitações de cada atendido. 

– Dia a dia: lidar com a ansiedade e com aspectos práticos da rotina doméstica pode ser desafiadora e, por isso, as psicólogas e terapeutas ocupacionais da Apabex produziram vídeos e textos sobre o tema. 

–  Musicoterapia:  utilização da música como terapia nos possibilita sentir, comunicar, expressar e nos envolver em bons e momentos alegres. Por isso, oferecemos atividades que promovem essas habilidades e ainda mantém ativa a memória, exercita a respiração, a audição e estimula a movimentação. 

– Nutrição: a temática da alimentação saudável foi pauta de uma série de vídeos produzidos pela nutricionista da unidade de Vinhedo. Planejamento de compras, alimentos saudáveis e imunomoduladores estão entre as dicas oferecidas pela profissional disponíveis em nosso site.

Clique aqui para acessar.