teste 1985 – Como tudo começou

Em 1985, um grupo de funcionários do Banespa uniu-se para dar início a uma história única: a de criar uma instituição que oferecesse apoio a pessoas com deficiência não apenas na fase dos primeiros cuidados requeridos na infância, mas também ao longo de toda a vida adulta e na terceira idade.

Na época, as instituições de atendimento à pessoa com deficiência tinham programas de educação e acompanhamento que, geralmente, encerravam-se quando a criança completava 18 anos. A lacuna deixada por essa interrupção do atendimento não permitia o acompanhamento na vida adulta e tampouco o preparo para a inserção no mercado de trabalho, por exemplo. Tampouco havia possibilidades de continuar frequentando atividades ao longo da vida ou de moradia em caso de necessidade.

Para o longo prazo, a Apabex vislumbrou um futuro diferente. A preocupação dos pais com o cuidado de seus filhos estendia-se para além do momento em que estavam, já que era preciso considerar o que aconteceria quando os pais já não pudessem mais desempenhar o papel de cuidadores. O envelhecimento e falecimento dos pais e cuidadores significou uma preocupação para com a ideia de que uma unidade de moradia fosse construída para quando esse futuro chegasse.