teste 1989 – 1º Congresso Estadual sobre Deficiência Unicamp

A história da Apabex se confunde com a própria história da pessoa com deficiência no Brasil. A participação em eventos relacionados à temática é um exemplo disso. 

Em 1989, a Apabex foi escolhida para a abertura dos trabalhos do 1º Congresso Estadual sobre Deficiência Unicamp, realizado em 6 e 7 de julho no Centro de Convenções da universidade. 

“É um fórum de grande credibilidade, que traz o respaldo de uma universidade reconhecida internacionalmente. É importante termos a possibilidade de transmitir aos participantes a experiência da Associação em termos de entrosamento entre a empresa e o deficiente”, disse Cavarzan em entrevista ao Jornal do Banespa, na edição de 1989. 

A Apabex, representada pelo Sr. Ariovaldo Cavarzan, apresentou o tema “A empresa e o excepcional”, explicando o papel das organizações formais na causa da pessoa com deficiência. Aos congressistas, a estrutura e a idealização da Apabex representavam um modelo inovador e diferenciado de acolhimento, que permitia vislumbrar possibilidades mais amplas do que o que costumava ser observado na época.