teste 2002 – Lançamento do Programa Emprego Apoiado

Reconhecer que a equiparação de oportunidades é fundamental, que o trabalho é um direito para todos e que a inclusão da pessoa com deficiência é importante para sua dignidade, sempre foi um objetivo dos dirigentes da Apabex.

 

A partir da regulamentação da Lei nº 7.853 de 1989, que dispõe sobre a inclusão e apoio às pessoas com deficiência, a Apabex encontrou na metodologia do Emprego Apoiado uma forma de direcionamento dos jovens e adultos atendidos em suas oficinas.

 

Em 2002 foi criado o programa de Emprego Apoiado e, nessa época, 15 jovens foram inseridos no mercado de trabalho.

 

Emprego Apoiado é uma metodologia que visa à inclusão no mercado competitivo de trabalho de pessoas em situação de incapacidade mais significativa; respeitando e reconhecendo suas escolhas, interesses, pontos fortes e necessidades de apoio.

 

O consultor de Emprego Apoiado trabalha na comunidade de nossos atendidos para desenvolver seu perfil vocacional e buscar um trabalho que atenda tanto as suas necessidades como as da empresa. Faz o papel de mediador, customiza muitas vezes uma vaga, estabelece o treinamento dentro da empresa, busca os apoios naturais e acompanha todos esses passos garantindo a eficácia do programa.

 

O Emprego Apoiado tem ajudado as empresas a se tornarem realmente inclusivas, que não contratam porque são obrigadas por lei, mas que entendem que a diversidade humana enriquece seu ambiente, traz soluções criativas e transforma o ambiente.