teste 2007 – Lançamento do livro “Superando obstáculos: a leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual”

A partir de seu trabalho na Apabex, a pedagoga Maria Elisabeth Grillo publicou o livro “Superando obstáculos: a leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual”, que se tornou uma referência nacional em educação. A obra mostra a concepção construtivista da professora e seu trabalho com cinco crianças atendidas pela Apabex. 

A alfabetização de pessoas com deficiência intelectual é um tema bastante trabalhado no contexto pedagógico, mas as atividades realizadas na Apabex ganharam destaque pela preocupação em construir efetivamente o conhecimento em detrimento ao letramento das crianças. Cada atendido foi observado e teve suas habilidades prévias valorizadas e utilizadas como a base necessária para a edificação do conhecimento. 

As atividades eram idealizadas para despertar o interesse dos alunos pela leitura e pela escrita – criação de poemas, como a que foi premiada em 2000, era uma delas. O tempo de aprendizagem individual era respeitado e, nas possibilidades pessoais, a alfabetização tornou-se possível.