Histórias Carinho e cuidado em meio à pandemia

São muitos os desafios de cuidar de uma pessoa com deficiência intelectual. Um destes desafios pode ser, por exemplo, uma mãe idosa que tem a saúde debilitada, ou ser o único parente que pode prestar assistência à pessoa. Esta é a realidade de Carlos Henrique Daher, de 37 anos, que tem Encefalopatia Neonatal e Deficiência Intelectual. Carlos morava com a mãe, dona Verônica, e frequentava a unidade da Apabex em São Paulo. Entretanto, por não ter irmãos e pelo estado de saúde de dona Verônica, Carlos passou a ser residente do Programa de Moradia da Apabex, em Vinhedo, em 2016.

Carinho e sorriso

Essas são características marcantes de Carlos Henrique, que desenvolve amizades e vínculos com muita naturalidade. Ama abraçar e dar carinho a todos em sua volta, tem uma energia positiva e sempre foi muito participativo nas atividades do cotidiano, além de gostar muito de passeios, lazer, compras, cinema, atividades esportivas, entre outros.

A qualidade de vida de Carlos está diretamente ligada a estes fatores. Entretanto, a chegada da pandemia da Covid 19 em 2020 interferiu nas atividades externas da Apabex, além da falta de contato físico por conta da necessidade do isolamento social. Tudo isso afetou muito o dia a dia de Carlos Henrique, que sempre foi muito sociável e carinhoso ao abraçar amigos e a equipe, sendo até uma de suas marcas registradas. Essas mudanças repentinas desencadearam alterações de comportamento, como momentos de agitação, ansiedade e impulsos agressivos.

Olhar individualizado

Preocupada em amenizar os impactos dessas mudanças durante o afastamento presencial da equipe técnica dentro das residências, a Apabex recorreu às orientações de atividades enviadas por vídeos para traçar novos planejamentos e estratégias para amenizar esses comportamentos do Carlos. As atividades nas áreas da pedagogia, educação física, terapia ocupacional, psicologia e musicoterapia foram direcionadas para diminuir o tempo de ociosidade do Carlos Henrique, e as atividades antes ofertadas em outros espaços foram adaptadas para dentro da própria residência.

Até cuidar dos momentos festivos, muito amados por Carlos Henrique, a Apabex cuidou. Os formatos foram adaptados e o Carlos não deixou de aproveitar as festas típicas internas, como

as de aniversariantes do mês, festa junina, festa da primavera, natal e até mesmo um amigo secreto virtual.

A manutenção do contato com a família também foi essencial: as vídeo chamadas foram o recurso utilizado para manter a família atualizada sobre estado de saúde, sobre seu comportamento e as necessidades pessoais de Carlos Henrique. E o mais importante, que era garantir a manutenção do vínculo familiar, para matar a saudade da mãe, dos amigos e dos cachorros, pelos quais Carlos tem muito carinho.

Mantendo a qualidade de vida

Todas essas adaptações do formato de atendimento da equipe técnica, as atividades de vídeo chamada com os colegas do Espaço de Convivência, os cuidados de saúde médica e nutricional e o comprometimento das cuidadoras proporcionaram a possibilidade de o Carlos Henrique vivenciar momentos prazerosos, amenizando os impactos gerados pela pandemia por Covid-19.

A preocupação para que Carlos tivesse a oportunidade de continuar com atividades que oferecem momentos de interação, lazer e entretenimento e incentivo à autonomia sempre foi uma prioridade para o atendimento dele, que agora distribui sorrisos e muito carinho a todos à sua volta, mostrando a felicidade que existe em se sentir amado e acolhido.