Histórias Inclusão no mercado de trabalho: Emprego Apoiado e Apabex

Inclusão no mercado de trabalho: Emprego Apoiado e Apabex 

Conheça mais sobre o programa de Emprego Apoiado na Apabex, uma parceria que já dura mais de 20 anos. 

O Emprego Apoiado é um programa que busca promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A Apabex é uma das instituições que oferecem esse tipo de olhar. 

O atendimento individualizado é uma das principais características do Emprego Apoiado da Apabex. Cada pessoa é atendida de forma única e personalizada, considerando suas habilidades, interesses e limitações. O objetivo é ajudar o participante a encontrar um emprego que esteja alinhado com suas aptidões e expectativas, além de fornecer apoio e acompanhamento para que ele possa se manter no trabalho. 

O começo de tudo 

A metodologia do Emprego Apoiado surgiu no fim na década de 70, nos Estados Unidos, e foi trazida para o Brasil pelo professor Romeu Sassaki. Em 2002, o programa chegou à Apabex, que buscou implementar a metodologia com muito carinho e cuidado para os atendidos da instituição. 

A metodologia consiste em três fases, todas colocando o atendido em primeiro lugar e respeitando suas características e particularidades. As fases da descoberta e do desenvolvimento do emprego levam a uma possível vaga no mercado de trabalho, enquanto que a fase do acompanhamento leva a um olhar sobre a trajetória e o desenvolvimento do atendido em seu local de trabalho, bem como assistência à família. 

20 anos na Apabex 

Desde que foi trazido para o Brasil em 2002, o programa de Emprego Apoiado na Apabex vem evoluindo constantemente. Ao longo dos anos, foram realizadas diversas melhorias no processo de atendimento, como a inclusão de novas ferramentas e técnicas para identificação de habilidades e preferências, além da ampliação do número de empresas parceiras. 

A capacitação de novos consultores de Emprego Apoiado é uma prioridade na Apabex, que realizou alguns cursos para funcionários e profissionais interessados no assunto. 

É possível participar 

A trajetória de evolução do Emprego Apoiado na Apabex no Emprego é um exemplo de como o trabalho de inclusão pode ser aprimorado com o tempo e a dedicação. Atualmente, a instituição conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes, que trabalham em parceria com empresas para garantir o sucesso da inclusão no mercado de trabalho. 

Se você conhece alguém com deficiência que está buscando uma oportunidade de trabalho, ou se deseja saber mais sobre o Emprego Apoiado da Apabex, baixe gratuitamente o E-book “Emprego Apoiado – 20 anos “, disponível no site da instituição. O material traz informações detalhadas sobre o programa e pode ser uma grande ajuda para quem está buscando uma inclusão profissional de qualidade. 

Conheça mais sobre o Emprego Apoiado!