Notícias Kazuko recebe homenagem e relembra início da Apabex

No dia 27 de fevereiro, a Apabex preparou uma homenagem e tanto para Kazuko Takahashi, Assistente Social do Banespa e cofundadora da Apabex. Ela recebeu os elogios dos colegas da época e homenagem pelos esforços na construção da Apabex.

Eles também aproveitaram o momento para entregar uma placa oferecida pela Afabesp em homenagem aos 50 anos de sua entrada no banco, celebrados no ano passado. Kazuko tornou-se uma das responsáveis pelo surgimento da associação, a partir da constatação de que vários banespianos tinham filhos com deficiência intelectual.

Ela relembra a dificuldade de encaminhar os casos para as instituições que existiam à época, tendo visitado várias delas. Foi a partir desse cenário que começou a movimentar-se no sentido de buscar a criação de uma associação de colegas interessados em colocar sob controle essa questão, contando desde logo com o apoio de Ariovaldo Cavarzan, de outros pais e de grande parcela dos funcionários do antigo banco paulista.

Reconhecimento e trabalho coletivo

Kazuko é modesta em relação ao seu empenho na criação da Apabex. “Uma andorinha só não faz verão. O trabalho não era só meu, mas do Serviço Social atuando na área. Percebemos o quanto precisávamos atender aos pais que tinham dificuldades muito grandes no atendimento dos seus filhos”, relembra Kazuko.

Ela diz que a ideia sensibilizou a direção do banco e praticamente todos os funcionários se solidarizaram com a causa. “Visitei muitos lugares, fui até para instituições fora de São Paulo. Juntamos o Massaro e muita gente que apoiava a causa e conseguimos chegar onde chegamos”.

“A Kazuko acompanhou tudo, desde a criação, a compra da casa em São Paulo e a procura da gleba rural na região de Campinas. Ela faz parte da história da nossa entidade”, homenageia Ariovaldo.