Notícias Musicoterapia | Dicas durante a quarentena

A utilização da música como terapia nos possibilita sentir, comunicar, expressar e nos envolver em bons momentos alegres. Vivemos um momento de extrema reclusão e, ao usar música, buscamos trazer de volta esses bons momentos, buscando bem estar e um pouco de alegria.

Para promover o bem-estar de todos os atendidos, os musicoterapeutas dos Espaço de Convivência da Apabex dão dicas para quem está em casa nesse momento.

É muito importante considerar que estas atividades não tem caráter pedagógico, educacional e tampouco musicoterapêutico. Musicoterapia, só com musicoterapeuta!

 

Dica da Musicoterapeuta Regina Gomes – Unidade São Paulo

Dica #01

Essa atividade visa estimular e desenvolver habilidades no ouvir, sentir e se expressar. Ao mesmo tempo, a atividade mantém ativa a memória, exercita a respiração, a audição e estimula a movimentação! Deixe a voz sair do seu coração e seja feliz!

Sinta-se relaxado e no aconchego de sua casa com a música “Meu abrigo”: https://www.youtube.com/watch?v=vbPzJPe1kMs

Que tal agora animar cantando a música “Tempo de Alegria”? https://www.youtube.com/watch?v=dn1uW58wXI4

 

Dicas do Musicoterapeuta André Lopes – Unidade Vinhedo

Dica #01

Nada como assistir um filminho como forma de entretenimento, ainda mais neste período de quarentena. Aqui está uma lista de filmes, que tem a música como tema!

  1. Viva: A Vida é uma Festa
  2. Escola de Rock
  3. Cinderela Pop
  4. Amadeus
  5. O Segredo de Beethoven
  6. O Som do Coração

 

Dica #02

Uma dica muito bacana para manter acesa a chama da musicalidade é o canal “Balão Azul” do YouTube. (colocar o link pra o canal do youtube, o que acha?)

O conteúdo é passado de forma super lúdica, e conta com atividades, como:

* O Som dos Instrumentos Musicais

* O Som dos Objetos Domésticos

* O Som dos Meios de Transporte

* O Som do Corpo Humano

* O Som dos Animais

* A Função do Maestro

#ficaadica

 

Dica #03

Uma sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e movimento. Se chama “Stop”. Vamos envolver a casa toda, família e cuidadores! O condutor da brincadeira prepara o ambiente, deixando-o o mais livre possível, sem risco de acidentes, e coloca uma música para tocar. Os participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a música, todos devem “congelar”, “paralisar”. Assim que a música voltar, todos seguem na dança. Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”. A depender das condições da pessoa, ela deita quando a música parar, e se levanta quando a música voltar.

#musicaemovimento

#ficaadica

 

Dica #04

Hoje vou passar uma dica de uma atividade para lá de especial para os papais, mamães, titios, titias, vovôs e vovós! Para os cuidadores também, todo mundo! Uma brincadeira de resgate de nossa biografia musical!

Vamos envolver todos em casa, conversar e “entrevistar” uns aos outros, levantando quem eram os artistas que ouvíamos quando criança, que nossa família cantava ou ouvia em casa, que permeava o ambiente familiar. Depois, na juventude, as músicas que tocavam na rádio, as músicas que fizeram parte no início do nosso namoro, nosso casamento, e por aí vai!

Logo após o levantamento de dados, vamos pesquisar na internet sobre a vida, a carreira, a histórias desses artistas. Por exemplo: o “papai” lembrou que gostava muito de Nelson Gonçalves, Francisco Alves e Dalva de Oliveira. “Mamãe” lembrou que o papai dela gostava muito de Lupicínio Rodrigues e Ângela Maria! Então vamos pesquisar sobre estes artistas. Qual foi a primeiro disco gravado por eles, em que ano, e vamos ouvir os discos deles!

Hoje, com a internet, o YouTube, estamos a alguns cliques de desbravar a história de nossa biografia musical. É possível uma super metodologia em cima disso! Vamos pesquisar a história da vida e carreira do Tim Maia? Ouvir todos os discos do Roberto Carlos em ordem cronológica? Já pensou? Ter a percepção da evolução das diversas fases musicais que o artista desenvolve ao longo da sua carreira musical?

Mostre aos seus filhos um pouquinho de sua biografia musical! É um resgate para dentro de si mesmo! E promova essa brincadeira com eles também. Ah, meu filho gosta da Sandy e Junior. Vamos colocar um disco da Sandy e Junior para tocar por dia! Em ordem cronológica de lançamento. Mostrar para eles fotos da dupla, em todos os tempos da carreira deles. É muito bacana. Vamos promover, um disco, na íntegra, por dia, dos artistas que fazem parte de nossa biografia e de nossa história!

“Temos nosso próprio Tempo” Renato Russo

#ficaadica