Histórias Nunca é tarde demais: inclusão e apoio para pessoas com deficiência intelectual

O cuidado com deficientes intelectuais na idade adulta e idosa abrange diversas esferas, incluindo apoiar a inserção delas no mercado de trabalho, pois nunca é tarde demais para ter novas oportunidades. 

As pessoas com deficiência enfrentam diversos desafios, inclusive quando se trata de inserção no mercado de trabalho. Muitas vezes, a sociedade ainda tem preconceitos e estereótipos que dificultam a inclusão dessas pessoas em diversas áreas. Porém, é importante lembrar que nunca é tarde demais para ter oportunidades no mercado de trabalho, mesmo para pessoas com deficiência.  

A realidade do mercado  

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um processo que envolve diversos aspectos, desde a acessibilidade física até a adaptação das atividades e do ambiente para atender às necessidades individuais de cada um. 

Além disso, é fundamental que haja um esforço para combater o preconceito e a discriminação que muitas vezes afastam as empresas de contratarem pessoas com deficiência.  

Emprego Apoiado 

Uma das ferramentas mais eficazes para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é o programa de Emprego Apoiado. Essa abordagem consiste em oferecer suporte personalizado para a pessoa com deficiência e para o empregador, visando a adaptação do trabalho às necessidades da pessoa e o sucesso da sua inclusão no ambiente de trabalho. O Emprego Apoiado tem sido cada vez mais utilizado em todo o mundo e tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado. 

A Apabex faz parte desta realidade, promovendo o programa de Emprego Apoiado e dando suporte para que seus atendidos tenham oportunidades. Inclusive, para que o Emprego Apoiado seja bem-sucedido, é necessário que haja uma colaboração entre diversos atores, como a própria pessoa com deficiência, o empregador, os familiares, os profissionais de apoio, entre outros.  

Além disso, é fundamental que haja uma preparação adequada para que a pessoa com deficiência esteja apta a realizar as atividades e que o ambiente de trabalho esteja adaptado para suas necessidades. Quando todos estes fatores são levados em consideração, oportunidades surgem em qualquer fase da vida, mostrando que nunca é tarde demais para novas experiências. 

Crescimento e benefícios para todos 

É importante ressaltar que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho traz benefícios tanto para a pessoa com deficiência quanto para as empresas. As empresas que contratam pessoas com deficiência têm acesso a uma mão de obra qualificada e diversificada, além de estarem contribuindo para a inclusão social e para a valorização da diversidade. Já para a pessoa com deficiência, o trabalho pode trazer um aumento da autoestima, da independência financeira e da integração social. 

Por isso, é fundamental que haja um esforço conjunto para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e em demais ambientes. A inclusão é um processo contínuo e que requer esforços de todos os envolvidos, mas os resultados são gratificantes e trazem benefícios para toda a sociedade. 

Se você quer saber mais sobre o Emprego Apoiado e como inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, baixe o nosso ebook gratuito. Juntos, podemos construir um mundo mais inclusivo e acessível para todos! 

Baixe agora o ebook sobre o Emprego Apoiado!