Notícias O que a Apabex está fazendo para lidar com o COVID-19?

Nosso foco é a pessoa com deficiência intelectual, adulta e idosa, muitas delas com patologias associadas e comorbidades adquiridas, como cardiopatia, diabetes, hipertensão, entre outras. Grande parte dos nossos atendidos, portanto, enquadram-se no grupo de risco do coronavírus, e, por isto, adotamos diversas medidas de prevenção, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde), e acompanhadas pelos nossos profissionais da área da saúde.

Confira abaixo todas as nossas iniciativas em cada um dos nossos programas. Vamos, juntos, superar este momento e continuar proporcionando qualidade de vida e cumprindo nossa missão de acolher, cuidar e incluir pessoas com deficiência intelectual adulta e idosa.

 

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Nossos espaços de convivência em São Paulo e Vinhedo estão com suas atividades temporariamente suspensas. A medida foi definida para reduzir os riscos de contaminação de nossos atendidos e colaboradores. As seguintes ações estão sendo conduzidas a distância para os atendidos que estão em casa:

  • Reiteramos as recomendações de todas as medidas de proteção anunciadas pelos órgãos de saúde e descritas abaixo. Indicamos que pais, familiares e cuidadores intensifiquem a supervisão dos cuidados de higiene e garantam que os procedimentos corretos estejam sendo seguidos;
  • As equipes técnicas das duas unidades estão em contato permanente com os familiares a fim de atender suas necessidades e passar orientações aos familiares no que se fizer necessário.

 

MORADIA ASSISTIDA

Nossa unidade de moradia assistida, localizada em Vinhedo, permanece em funcionamento. O público é composto por pessoas com deficiência intelectual idosas que apresentam comorbidades. Para garantir a segurança não só dos atendidos, como também dos colaboradores, implantamos as seguintes medidas:

  • A circulação dos atendidos limita-se apenas às varandas das casas de moradia, evitando sempre aglomerações;
  • Os colaboradores da unidade dispõem agora de transporte exclusivo para chegadas e saídas, evitando assim o uso de transporte coletivo e o inevitável aumento da exposição;
  • Foi adotado um regime de trabalho diferenciado (turnos 12×36), com objetivo de reduzir entradas e saídas;
  • Todos os protocolos de higienização recomendados pela OMS – Organização Mundial de Saúde estão sendo cumpridos pelos colaboradores, sob orientação do médico Geriatra da Apabex.

 

EMPREGO APOIADO

O programa de Emprego Apoiado também passou por modificações em sua forma de atendimento:

  • Contatamos todos os atendidos e solicitamos uma pausa nas atividades daqueles que estão na fase de descoberta em atividades externas para fechar o perfil vocacional. Estamos, todavia, mantendo o contato e buscando outras estratégias.
  • Para atender aos que já estão trabalhando, contatamos as empresas empregadoras, buscando informações sobre seu planejamento em relação aos funcionários. Estamos tentando mediar e acompanhar as situações, buscando garantir os direitos dos profissionais que acompanhamos. Algumas empresas estão fazendo afastamento sem interrupção de pagamentos; outras estão fazendo revezamento de dias.  Já os jovens aprendizes foram liberados da aprendizagem profissional e de seus trabalhos, seguindo a nota técnica do Ministério Público do Trabalho e PGT – COORDINFANCIA;
  • Em relação ao Curso de Capacitação, as aulas foram transferidas para aulas online pela plataforma Zoom. Mantivemos os mesmos dias e horários: quartas-feiras e últimos sábados do mês.