Notícias Qual a relação entre saúde bucal e COVID-19?

Manter a saúde bucal é fundamental para a saúde geral. Mas quais os aspectos importantes na odontologia em relação ao COVID-19 e a pandemia?

  • Infecções de origem bucal podem se espalhar para orgãos vitais como rim, pulmão, coração e cérebro, causando graves complicações e comprometendo a vida. No caso de contaminação pelo COVID-19, uma pessoa com comprometimento da saúde geral tem maior risco de complicações. E ainda, se esse paciente contaminado precisar de intubação ou ventilação mecânica, as bactérias presentes nos focos de infecção bucal podem ser transportadas para o pulmão, o que leva ao aumento do tempo de internação e agravamento do quadro clínico geral.
  • Com a pandemia, trabalhar de casa é uma realidade para muitos. Mas atenção! A facilidade de ter ao alcance guloseimas a qualquer hora pode levar ao aumento de cáries. Procure alimentos saudáveis e livres de açúcar.
  • O estresse causado por todos os fatores que envolvem a pandemia de COVID-19 pode levar a diversos problemas de saúde bucal: bruxismo, disfunções de ATM, fraturas de dentes, próteses e restaurações, aumento de cáries, doença periodontal e agravamento de lesões bucais.
  • Algumas alterações bucais são relacionadas com a presença de COVID-19: lesões ulceradas, eritema multiforme e gengivites descamativas. Estudos mostram a presença do vírus em tecido periodontal de pacientes infectados.
  • A perda de paladar e xerostomia ( boca seca ) estão entre os sintomas da doença e podem perdurar meses.
  • É muito importante que a higiene bucal seja uma prioridade nos cuidados diários! Uma das principais portas de entrada do vírus é a boca e o contágio pode se dar pela disseminação de gotículas da saliva.
  • As mãos devem estar limpas até a metade do pulso antes de iniciar a higienização e não esquecer da língua, mucosas e fio dental, bem como o uso de enxaguantes bucais. Próteses removíveis e aparelhos ortodônticos móveis devem receber igual atenção na limpeza. É necessario também limpar a escova dental após cada uso e trocar a escova logo após a recuperação de uma infecção para evitar o risco de reinfecção. Se alguém na mesma casa estiver com suspeita ou sintomas da infecção, o material de higiene bucal não deve ser deixado no mesmo ambiente. Em casos de internação, descartar o material de higiene bucal utilizado e jamais trazer para casa.
  • Tratamentos odontológicos preventivos e curativos não devem ser postergados porque problemas bucais agravam a saúde geral do paciente, apenas casos de pacientes infectados devem ser atendidos exclusivamente em situações de urgência.

Os profissionais de odontologia são orientados a seguir rigorosamente as medidas de biosegurança em relação a todos os protocolos, incluindo o COVID-19, para o atendimento seguro e eficiente.

Por Miriam Gutman Schmidt
Cirurgiã Dentista CRO 34233

Dra Miriam Gutman Schmidt Cirurgiã Dentista CRO 34233
OEPE – Odontologia Especializada em Pacientes Especias Atendimento Domiciliar e Hospitalar