Jornal JORNAL DA APABEX: A magia na Apabex: um olhar inspirador para o Natal

O Natal é a época do ano que nos traz uma sensação única de amor. É um período em
que trocamos carinho e presentes com nossos entes queridos, muitas vezes por meio de
cartões e cartinhas que expressam nossos sentimentos mais profundos. E na Apabex, a magia do Natal se manifesta de maneira especial, graças às oficinas de arte e à paixão de nossos colaboradores e atendidos.

Vanessa Brustolin, uma colaboradora apaixonada pela causa da Apabex, explica que os atendidos têm a oferta de atividades que atendem o bem estar físico, mental e de
interação social. Ela fala sobre como estas atividades são importantes: “As habilidades cognitivas são um conjunto de habilidades mentais que são aprendidas e executadas
conforme o indivíduo cresce e desenvolve. Com o processo de envelhecimento, essas funções vão sendo prejudicadas, necessitando de estímulos constantes e repetitivos para a manutenção das respostas aos estímulos cotidianos, e assim, protelando as perdas”, explica.

Neste contexto, as oficinas de arte trazem não apenas os estímulos que os atendidos precisam, mas representa muito mais. Vanessa compartilha seu depoimento sobre o significado das oficinas de arte, especialmente no contexto natalino do momento: “Essas
atividades proporcionam para eles muitos momentos de alegria, entusiasmo, bem-estar, autoestima, comunicação, conquistas e superação”, conta.

A Noemia Ituko Takahashi mora no programa de residência da Apabex e também participa das atividades do programa Espaço de Convivência – Centro Dia da Apabex. Lá ela desenvolve atividades que estimulam as habilidades motoras, atenção, memória, percepção e memória de referência musical junto aos demais atendidos.

Noêmia compartilha sua experiência e o significado das oficinas de arte em sua vida: “Eu gosto de pintar desenho, de fazer atividade de Natal”, conta. E complementa: “No Natal eu fico alegre. Eu gosto de brincar, me sinto bem.”

As oficinas de arte na Apabex permitem a expressão e desenvolvimento pessoal para
os atendidos. Elas não apenas proporcionam oportunidades criativas, mas também promovem o crescimento emocional, a autoestima e a inclusão.

Neste Natal, a Apabex convida a todos a apoiar valorizar essas oficinas de arte, que desempenham um papel fundamental na vida dos atendidos. Cada cartão ou cartinha produzida é uma manifestação de amor, esperança e inclusão, tornando o Natal verdadeiramente especial para todos os envolvidos. A magia do Natal está viva na Apabex, graças às mãos talentosas e corações generosos de seus atendidos e colaboradores

 

Leia o jornal completo aqui: Jornal da Apabex – novembro 2023