Histórias Saiba como a Alessandra tem enfrentado a pandemia ao lado da Apabex

A missão da Apabex de acolher, cuidar e incluir da Apabex enfrentou em 2020 um novo desafio: a de fazer tudo isso online e não presencialmente. Quando as necessidades de isolamento social se fizeram realidade, foi hora de acionar todos os colaboradores e entender o potencial que cada área para oferecer o melhor atendimento possível a todos.

Um ano depois de todas as mudanças, a atendida Alessandra Cristina dos Santos, de São Paulo, é um exemplo de como a rotina mudou. Aos 48 anos, Alessandra frequentava o Centro de Convivência, passando boa parte do seu dia na Apabex. Com a pandemia, passou a frequentar as atividades online e a ter uma rotina diferente da que ela estava acostumada.

A permanência diária na Apabex deu lugar a reuniões online e a encontros virtuais com colegas e com a equipe da Apabex. Sua mãe, Marlice dos Santos, afirma que a filha aguarda ansiosamente pelos momentos de convivência com os amigos. Para ela, a socialização de Alessandra é excelente, justamente pelo período em que ela frequentou a Apabex em tempo integral e pôde se adaptar às interações sociais com pessoas diversas e criou laços que vão além da presença física.

 

A Apabex

Com exceção do Programa de Moradia Assistida, todas as atividades da Apabex passaram a ser feitas de maneira remota. Aulas online, acompanhamento individual por videoconferência e reuniões com familiares tornaram-se realidade entre os colaboradores internos.

A primeira iniciativa foi a de produzir também conteúdo de orientação para nossos atendidos, seus familiares e todas as pessoas com deficiência. Por isso, foram produzidos vídeos e textos sobre atividades físicas, saúde mental, musicoterapia e nutrição para nosso site. Assim, pudemos oferecer ainda um apoio adicional a todos os atendidos e fortalecer a nossa rede de apoio a todas as pessoas relacionadas à causa.