Histórias Um novo momento para a Apabex

Os desafios da pandemia da Covid 19 mostraram que a Apabex está comprometida a proporcionar atendimento e qualidade de vida aos assistidos mesmo em momentos de incerteza. Confira!

Em seus quase 37 anos de existência, a Apabex tem se comprometido a cuidar de pessoas com deficiência intelectual na idade adulta. Mais do que oferecer cuidados com a saúde,
a instituição se propõe a ter um olhar individualizado, com aquele carinho especial para que cada um de seus atendidos se sinta amado e incluído.

Ao longo deste tempo, quatro programas foram estabelecidos com o objetivo de proporcionar um trabalho especial no desenvolvimento dos atendidos.

 

Emprego apoiado
• Atendimento individualizado para a inserção de pessoas com deficiência intelectual no mundo do trabalho;
• Existe desde 2002;
• Respeita escolhas, interesses, habilidades e talentos das pessoas com deficiência, atendendo as necessidades do mercado.

Apoio Familiar
• Acolhe os familiares;
• Orienta para o encaminhamento adequado aos profissionais
especializados.

Programa de Moradia Assistida
• Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo;
• É o lar dos atendidos que lá residem;
• Recebem todos os cuidados nas questões de saúde;
• Acompanhamento diariamente por geriatra e por uma equipe multiprofissional.

Espaço de Convivência
• Oferece diversas atividades ocupacionais, físicas e de
lazer;
• Promove a inclusão social dos assistidos com suporte de equipe multidisciplinar.

Mudanças com a pandemia
Os quatro programas sempre foram essenciais para o trabalho da Apabex. Entretanto, a pandemia da Covid 19 chegou trazendo um novo desafio. Era primordial que os atendimentos continuassem mesmo com as restrições e isolamento social, mas como fazer isso?

O isolamento social foi muito importante para que a Apabex não tivesse nenhum atendido infectado dentro do Programa de Residência no auge da pandemia. Para diminuir esses impactos em um primeiro momento, durante o afastamento presencial da equipe
técnica dentro das residências, foram enviadas orientações de atividades por vídeos. A instituição teve o cuidado e a preocupação de não interromper os atendimentos, prestando assistência de maneira remota. No caso dos atendidos do Programa de Residência, em Vinhedo, as atividades que antes eram ofertadas em outros espaços foram adaptadas para dentro da própria residência.

O cuidado em um novo momento
A Apabex teve um outro olhar para o atendido de maneira individualizada com a mudança da rotina, zelando por sua qualidade de vida. Isso aconteceu também com o Carlos Henrique, de 37 anos, residente em Vinhedo. Todas essas adaptações do formato de atendimento da equipe técnica, as atividades de vídeo chamada com os colegas do Espaço de Convivência, os cuidados de saúde médico e nutricional e o comprometimento das
cuidadoras proporcionaram a possibilidade de o Carlos Henrique vivenciar momentos prazerosos e de forma mais leve os impactos gerados pela pandemia por Covid-19.

Mesmo durante dois anos de uma nova realidade, a Apabex lidou com este novo momento sem deixar de prestar assistência aos atendidos, priorizando a saúde e os atendimentos que tanto fazem bem e auxiliam para uma vida feliz por meio do contato com a Apabex. E neste sentido, fica muito clara a importância da participação dos apoiadores da Apabex por meio das doações, que são o que possibilitam que a instituição continue realizando
este trabalho e a manutenção de seus programas.

Ainda não existe certeza do futuro e de quais novas adaptações podem ser necessárias para continuar oferecendo o melhor atendimento às pessoas com deficiência intelectual na idade adulta, mas uma coisa é certa: mais do que nunca, a Apabex está preparada e determinada para continuar trazendo alegria e qualidade de vida a cada um de seus atendidos.