Histórias Veja como tudo começou

O que acontece quando o profissional vai além das suas atribuições e se preocupa em realmente olhar para quem atende? O resultado são projetos fortes e responsáveis, como a Apabex.

A associação surgiu justamente dessa inconformidade da equipe de Serviço Social que na década de 1980 atuava no Banespa. Sete assistentes sociais faziam parte da equipe que tinham dificuldade em encaminhar os filhos de funcionários com deficiência intelectual a outras instituições.

Com essa realidade imposta, Kazuko Takahashi foi uma das que inicialmente imaginaram uma instituição própria e sensibilizaram a diretoria do banco para esse apoio. “Foi um parto difícil, uma batalha. Criamos a associação, jogamos na rede do banco e saímos em busca dos associados. Fomos crescendo gradativamente. Participei de reuniões e me tornei um dos diretores da Apabex, o que me aproximou mais ainda desse trabalho”, relembra Massaro.

“O serviço social era a porta de entrada de todo mundo na Apabex e continua sendo. Os adultos e idosos com deficiência e seus familiares sempre são atendidos primeiro pelas assistentes sociais, que depois passam a acompanhar todo o trabalho”, explica Martha Martelli, hoje diretora técnica da Apabex, que também fazia parte da equipe de Serviço Social do Banespa.

“Um dos trabalhos que achamos essencial é a aproximação e o apoio que damos não só aos atendidos, mas a toda a estrutura familiar. Esse atendimento completo é essencial. Além da nossa preocupação com o futuro dos nossos atendidos quando os pais não estiverem mais aqui”, diz Martha.

O Serviço Social na Apabex

Na esteira das comemorações do Dia da/o Assistente Social (15 de maio), a Apabex faz uma homenagem às atuais responsáveis pelo Serviço Social na instituição.

Rosângela Aparecida dos Santos, Assistente Social na unidade da Vila Mariana destaca que o trabalho de acolhimento é um dos pilares essenciais do atendimento. “Precisamos sempre respeitar o tempo da família, ouvir as queixas e chegar junto com ela a uma solução. Sabemos que cada um é capaz de escrever a sua própria história”.

Vanessa Carneiro Casas Ferreira Brustolin, Assistente Social e Coordenadora Técnica da unidade de Vinhedo, considera que o Serviço Social possibilita uma atenção especial para garantir e manter o vínculo familiar. “ Atuamos de várias formas: reuniões mensais, participação dos familiares em eventos realizados pela instituição e envio de fotos e vídeos das suas atividades e conquistas”.