Histórias Vida e amor para todos

A Apabex está presente na vida de muitas famílias. Para algumas delas, a relação com a Apabex vem de muitos anos. É o caso da família de Julio Cesar Pellucio, que tem 45 anos e é um dos atendido da Apabex.

Aposentado do antigo banco Banespa, o pai de Julio participou da abertura da Apabex. Desde a fundação, Julio participa das atividades, primeiro começando na unidade de Campinas, e posteriormente na unidade de Vinhedo, onde reside desde 2017.

O falecimento do pai, em 2018, não foi fácil. Marco Antonio Pellucio, irmão e tutor o Julio, conta que a responsabilidade de cuidar de um membro da família que convive com deficiência intelectual é um desafio. Apesar de sempre ter conhecido a instituição, quando começou a tomar a frente para cuidar do Júlio foi que Marco conheceu, de perto, o trabalho da Apabex.

Segundo Marco, a qualidade de vida que o Julio tem hoje nem se compara com a que ele tinha antes. “O Julio tinha uma vida restrita. Depois que passou a residir na Apabex de Vinhedo, melhorou a alimentação, tem o acompanhamento de nutricionista, se alimenta melhor e tem uma vida muito boa.” Ele explica que o irmão teve uma mudança muito grande na qualidade de vida, e não consegue mensurar o quanto tem sido bom e o quanto
mudou a vida dele.

Atendimento como o da Apabex é muito raro de se ver. Além de cuidar das necessidades básicas dos atendidos, como alimentação, saúde e higiene, a Apabex vai além: a instituição se preocupa em ter atendimento individualizado. “O Julio gosta muito de música e ama passear de carro. Quando a Apabex fazia os passeios antes da pandemia, ele gostava muito.” Mas, engana-se quem pensa que Julio ficou sem seus passeios de carro. De vez em quando, a equipe da Apabex leva Julio para dar uma “voltinha” no carrinho elétrico da unidade de Vinhedo. “O Julio não consegue falar, mas a gente percebe, pelo olhar, a alegria dele com os passeios”, se emociona Marco. Sem conseguir conter as lágrimas, ele continua: “A Apabex é extraordinária. É uma salvação. É muito confortante saber que meu irmão está sendo bem cuidado.”

Neste fim de ano, o sentimento de gratidão transborda em famílias como a de Marco e Julio. Para estas famílias, quando alguém faz uma doação para uma instituição como a Apabex, que é séria e bem administrada, está doando não apenas dinheiro. “Quem
ajuda a Apabex está doando vida. É muito amor envolvido. A Apabex está salvando vidas”, finaliza Marco.

A esperança para 2022 é que outras vidas sejam impactadas com este amor, carinho e cuidado que a Apabex tem para com seus atendidos e suas famílias.