Programas

Todos os programas implementados na Apabex foram criados e são mantidos em total sintonia com a missão da organização. São atividades focadas no desenvolvimento e na qualidade de vida dos assistidos, observando suas individualidades, aptidões, potencialidades e priorizando suas competências.

Foto de uma roda de pessoas de mãos dadas em um espaço aberto e arborizado

Espaço de Convivência

Direcionado para o deficiente intelectual adulto e idoso. Oferece diversas atividades ocupacionais, físicas e de lazer para promover a inclusão social dos assistidos.

Nesse programa são estimuladas: cooperação mútua, criatividade e expressividade artísticas. Destaque para atividades sócio-inclusivas como: ida a restaurantes, cinemas, teatros, shows, visita a museus, centros culturais, passeios e viagens.

Os trabalhos desenvolvidos recebem suporte da equipe multidisciplinar.

Foto de uma senhora sentada em uma cama, com uma boneca ao lado. O quarto tem as paredes rosas e é iluminado

Residência

Moradia Assistida em Vinhedo, interior de São Paulo, destinado ao acolhimento de adultos e idosos com deficiência intelectual.

Sem condições de se autocuidar e cuja permanência junto à família esteja inviabilizada devido ao envelhecimento ou falecimento dos pais, ou ainda, pela  impossibilidade de convivência com outros responsáveis legais, os assistidos têm acompanhamento integral, participam de atividades sociais e terapêuticas com foco na sua inclusão e qualidade de vida.

O programa possui um pilar básico que é a manutenção dos vínculos familiares através da participação e envolvimento da família nas questões principais do residente, tais como: questões ligadas à saúde, visitas regulares para preservação dos laços afetivos e culturais, esclarecimentos e orientação quanto a questões próprias da deficiência, suporte a questões de ordem legal.

Foto de um homem de meia idade em frente à um computador. Ele olha na direção da câmera e está com a mão esquerda apoiada no queixo

Emprego Apoiado

Promove um atendimento individualizado para a inserção de pessoas com deficiência intelectual no mundo do trabalho.

Desenvolvido pela Apabex desde 2002, baseia-se em uma metodologia internacional e é considerado uma forma eficaz para inclusão no mercado de trabalho por respeitar escolhas, interesses, habilidades e talentos das pessoas com deficiência, atendendo as necessidades do mercado.

Conta com acompanhamento constante na relação empregado-empregador, sensibilização dos profissionais da empresa contratante, acompanhamento do treinamento inicial e o seu dia-a-dia.

Foto em plano detalhes de azulejos decorados manualmente

Apoio Familiar

Realiza junto ao familiar a busca por um atendimento adequado.

Acolhe e orienta os familiares para o encaminhamento adequado aos profissionais especializados, bem como às terapias, clínicas e hospitais, conforme a necessidade de cada assistido, com o objetivo de garantir a qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Números

600pessoas com deficiência atendidas em 33 anos
73milatendimentos realizados somente em 2016
5residências destinadas para moradias
33pessoas com deficiência foram incluídas no mundo do trabalho pelo Programa Emprego Apoiado desde 2002
1200atendimentos realizados pelo Serviço Social no Programa Apoio Familiar

Conheça mais