Histórias #ficaemcasa coletivo: moradia assistida em tempos de isolamento social

Desde que a pandemia começou, para os atendidos do Programa de Residência de Vinhedo, ficar em casa foi sinônimo de permanecer na Apabex. Os 27 atendidos do programa moram de forma permanente nas quatro casas que compõe a unidade, o que significa que todos permaneceram lá durante o isolamento social. A experiência foi desafiadora, mas os resultados foram positivos: nenhum dos moradores testou positivo para COVID-19.

Vanessa Carneiro Casas Ferreira Brustolin, assistente social e coordenadora técnica da Moradia Assistida da Unidade de Vinhedo da Apabex, comenta que as atividades ligadas ao distanciamento social começaram muito antes do isolamento. “Antes do distanciamento social já estávamos trabalhando no Grupo de Atividades sobre Atualidades o assunto coronavírus com nossos atendidos. Estávamos conversando sobre a nova maneira de se cumprimentar usando o toque dos pés, por exemplo, e sobre a higienização das mãos que já era realizada antes e que teríamos que intensificar ainda mais a frequência”.

Para a coordenadora, os atendidos se adaptaram rapidamente à nova rotina, seguindo às recomendações da equipe de acompanhamento. As medidas de higienização foram cumpridas à risca, enquanto novos hábitos de comportamento foram sendo incorporados: as refeições, por exemplo, deixaram de ser no refeitório e passaram a ser servidas diretamente nas residências, com sistema de revezamento e sob os protocolos pertinentes.

Essa lógica também foi aplicada nas comemorações. “Festas de aniversário e de datas comemorativas passaram a ser realizadas somente entre os atendidos da mesma casa, que também continuaram fazendo decorações e enfeites junto com monitor”, explica Vanessa. As demais atividades realizadas junto às equipes técnicas também seguiram as diretrizes de distanciamento, uso de máscaras e higienização frequente.

 

Contato com a família

A preocupação com os atendidos também atingiu seus familiares, que não puderam mais realizar visitas frequentes, mas tiveram maiores interações mediadas pela Apabex. “Realizamos videochamadas e gravações para enviar aos familiares, mantendo-nos sempre à disposição para dar informações sobre nosso atendido”, explica Vanessa.

Em dezembro, alguns residentes saíram de férias para a casa de seus familiares, sob a orientação de seguir os cuidados necessários e comemorando o período festivo somente com os membros da casa. “Foram realizados teste para Covid na ida e retorno e ninguém testou positivo”, comenta Vanessa.

 

Perspectivas

Para os atendidos, 2021 já começou com boas notícias: todos os institucionalizados que fazem parte do Programa de Residência já foram vacinados. Eles aguardam agora a segunda dose, com otimismo e com a certeza de que sua segurança está sendo valorizada e preservada.